quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Meia mart V.Gama

Hoje, 30 de Setembro de 2012, entre as sete e tal e as nove e tal da manhã, todos os caminhos vão dar à Gare do Oriente, com homens, mulheres e crianças, de ténis, calcão e t-shirt, autênticos atletas, em grupos grandes e pequenos, individualmente, andando, conversando, todos com o propósito de participar na corrida Vodafone Meia Maratona RTP Rock`n`Roll, nome pomposo dado à Meia Maratona de Portu
gal, e na Mini Maratona.
Aí, autocarros e camionetas aguardam em fila que os atletas se dignem entrar para os transportar até ao local da partida, a ponte Vasco da Gama. E, pouco a pouco, vão-se enchendo, seguindo uns atrás dos outros, atarefados, para largar estes e ir buscar mais, para que ninguém fique em terra.
Entrementes, a ponte vai ficando abarrotada de gente, gente sentada no chão, deitada, de pé, encostada às grades de proteção, fazendo filas para as casas de banho e urinóis ali montados que, apesar de vários, se revelam insuficientes para os milhares de corredores presentes. Alguns, eles e elas, mais aflitos, aliviam as respetivas bexigas como podem junto dos urinóis e das casas de banho, sem vergonha nem constrangimento. Um pelotão de fotógrafos, muito ativos, solicita poses a este e àquele, e os visados, solícitos, colocam-se a jeito para a fotografia. Um helicóptero sobrevoa a ponte, filmando, para gáudio dos atletas que agitam os braços no ar em direção da máquina voadora, gritando para serem vistos e ouvidos.
Às dez e meia, como está previsto, tem início a corrida. A partida foi bastante atabalhoada devido à estreiteza da ponte e aos muitos atletas quererem desenvencilhar-se e começar a correr quanto antes em vez de ir a passo ou ficar parado depois do tiro de partida.
Sob um sol quente, os atletas lá foram, cada um ao seu ritmo, fazendo o percurso, cheio de música, rumo à meta. Uns mais devagar, outros a passo quando as forças não permitiam mais, outros, os ditos profissionais da corrida, a ritmos supersónicos. Alguns em amena cavaqueira, outros incentivando outros, por exemplo: Vamos Maria, vai buscar a Rute que vai ali à frente. E não é que a Maria foi mesmo buscar a Rute, ultrapassando-a facilmente a seguir! E eu, afadigado, com vontade de deixar de correr e começar a andar, fui ficando para trás até que deixei de os ver.
Na meta, como na partida, há muita gente. Atletas que vão chegando e ficam por ali a descansar, cavaqueando, esperando por companheiros de equipa, amigos; gente que está ali apinhada para ver chegar os corredores, batendo palmas, aplaudindo, tirando fotos; pessoal da organização; os mesmos fotógrafos que estavam na ponte com a mesma diligência profissional, e muita música.
Neste importante evento desportivo estão presentes os seguintes elementos do Grupo Amigos Vele Silêncio:

Mini Maratona:
Patrícia
Susana
Helena

Vodafone Meia Maratona RTP Rock ‘n’ Roll:
Marco Melo – 1:33:38 – 396º da geral
Joaquim Melo – 1:33:39 – 399º
Leonel Neves – 1:40:01 – 751º
Filipe Ramalho – 1:48:40 – 1412º
Joaquim Gomes – 1:51:01 – 1622º
José Rebocho – 2:15:20 – 3737º

Nenhum comentário: