segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Corrida de São João

A chuva caía miudinha quando cheguei à praça Paiva Couceiro em Lisboa hoje, 21 de outubro de 2012, pelas oito e cinquenta da manhã. Não corria a menor brisa, nem fazia um pingo de frio.

A parte da rua Morais Soares contígua à referida praça estava cortada ao trânsito nos dois sentidos. Tinha acabado de ser levantado o balão insuflável de partida e de chegada. Os elementos da organização da corrida São João, cuja prova principal teve lugar às dez e trinta, andavam numa roda-viva a ultimar os preparativos para que nada falhasse. Os atletas àquela hora contavam-se pelos dedos das mãos.

Passado um bocado de eu ter chegado, chegou o Moga. Perguntou-me pelos dorsais. Respondi-lhe que não os tinha. Dirigimo-nos à junta de freguesia onde estavam a ser entregues. Aí encontrámos o Povoa e o Lopes abrigados da chuva molha-tolos. O Povoa disse que lhe parecia (mas não tinha a certeza) que o Mister Fernando fazia anos neste dia e que devíamos surpreende-lo com um bolo de aniversário, cantando-lhe os parabéns. Entretanto chega o Armando e a Gabriela. Sobre o aniversário do Mister desconheciam completamente. – No facebook não vi nada – disse Gabriela. – Eu também não – disse Leonel.

Saímos para a rua. A chuva continuava a cair docemente do céu escuro. Abrigámo-nos na entrada dum prédio. Entretanto chegaram vários Amigos entre os quais o Mister e o Tiago. Este adiantando-se ao grupo foi ao nosso encontro. Confirmou-nos que o Fernando fazia anos. Então o Povoa, o Lopes e o Tiago foram comprar o bolo sem o aniversariante saber, para lhe fazer a tal surpresa no final da prova.

Aos poucos foram chegando mais e mais atletas. Na hora da partida eram duas ou três centenas. Só amigos Vale Silêncio eram dezoito. Uma grande equipa! A prová-lo estão os resultados conseguidos: O primeiro lugar individual feminino e o terceiro e o quarto da geral nos homens, protagonizados pela Susana, pelo Hugo e pelo João, respetivamente. Por equipas ficávamos em primeiro se houvesse classificação coletiva, o que não foi o caso.

Os incansáveis paparazzi, Gabriela e Fernando, não tiveram mãos a medir. Cumpriram com denodo a sua difícil missão. As belas fotos que tiraram aí estão expostas para serem vistas e admiradas pelos próprios, por amigos, familiares e curiosos.

O percurso tinha um osso difícil de roer, a subida desde a Casa Pia até ao Alto de São João, cerca de mil e tal metros. O restante era a descer e plano, bastante fácil.

Terminada a prova reunimo-nos à volta duma mesa no jardim. Em cima da mesa o bolo em forma de coração com duas velinhas ao meio. O Tiago encarregou-se de acender as velas. Depois, em uníssono, cantámos os parabéns a você. Com uma lagrimazinha no canto do olho querendo por força mostrar-se aos presentes, o aniversariante, comovido, agradeceu a surpresa. À festa juntou-se um velhote e uma criança requestando um pedacinho do bolo que o aniversariante multiplicou como Jesus fez com o pão na célebre ceia. Faltou o champanhe para o brinde. Contou a intenção.

Dali, uns, despedindo-se, foram às suas vidas, outros, foram para as instalações da junta de freguesia onde decorria a entrega dos prémios aos três primeiros de cada escalão. O Hugo e a Susana estavam lá para receberem os seus, e os amigos tinham ido para assistirem e para lhes dar os parabéns. Como seria de esperar os paparazzi não faltaram à cerimónia.

Seguem-se os tempos de cada um:

Hugo Adelino  - 27'12
João Inocêncio  - 27'21
Paulo Povoa  - 29'??
Tiago Silva  - 29'30
Luís Lopes  - 30'10
Leonel Neves  - 32'58
Filipe Torres  - 32'??
Daniel Pinto  - 33'05
Ricardo Gaspar  - 33'22
Filipe Ramalho  - 34'38
Susana Pinto  - 34'40
Armando Almeida  - 35'09
Fernando Avelino  - 36'16
Fernando Silva  - 36'36
José Moga  - 37'02
António Fernandes  - 38'58
Jorge Teixeira  - 39'34
António Silva  - 42'20
Guy Casimiro  - ?
Ricardo Gaspar 33'22
Filipe Ramalho 34'38
Susana Pinto 34'40
Armando Almeida 35'09
Fernando Avelino 36'16
Fernando Silva 36'36
Jose Moga 37'02
Antonio Fernandes 38'58
Jorge Teixeira 39'34
Antonio Silva 42'20
Guy Casimiro ????

Nenhum comentário: