terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

G.P." Atlântico"


Aproxima-se da meta o primeiro atleta, diz o homem do microfone. É Pedro Arsénio dos Amigos Vale Silêncio. O relógio electrónico marca 32:59. Ouvem-se palmas e gente a cochichar: nunca tinha ouvido estes nomes, articula um indivíduo que assiste à chegada dos atletas. Têm uma excelente equipa, diz o seu interlocutor. Este que acaba de ganhar aqui, já tinha ameaçado noutras provas, por exemplo, na corrida Luzia Dias, chegou em segundo a pisar os calcanhares ao vencedor. A expressão de felicidade estampada no rosto do campeão diz tudo sobre o seu estado de alma neste momento.
Passado um minuto e dezanove segundos o homem do microfone volta a anunciar a chegada de mais um atleta do mesmo clube, João Inocêncio; cinquenta e sete segundos depois, outro, o Hugo Adelino. Ao todo cortam a meta vinte elementos dos AVS. Meter três atletas nos primeiros dez é obra, comenta outro sujeito. O primeiro lugar por equipas não lhes deve escapar.
À medida que vão chegando, os Amigos vão passando a palavra: temos o primeiro lugar individual, o Pedro Arsénio bateu galhardamente toda a concorrência. Metemos três entre os dez primeiros. Colectivamente também devemos ficar em primeiro.
As classificações individuais vão saindo e sendo expostas para consulta dos atletas. Entrementes o homem do microfone anuncia a cerimónia de entrega dos prémios. Volta a ouvir-se o nome AVS mais quatro vezes: primeiro da geral, Pedro Arsénio dos AVS; primeiro sénior, Pedro Arsénio dos AVS; terceiro do terceiro escalão, Paulo Povoa dos AVS e, finalmente, o momento mais aguardado, equipa primeira classificada, AVS. Soam palmas, muitas palmas. Os Amigos presentes sentem-se contentes e vaidosos, e têm razões para isso.
Hoje, 26 de Fevereiro de 2012, é um dia memorável para os AVS. Nos anais do clube passa a constar o primeiro lugar por equipas e individual, conseguidos numa prova importante de dez quilómetros, na qual pontuaram oitenta equipas e chegaram à meta mil quatrocentos e trinta e dois atletas, organizada pelo Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica.
O dia está óptimo. O céu encontrava-se completamente azul, da cor do mar. A temperatura ronda os vinte graus na hora da partida. Nem a mais leve brisa corre até chegar ao Pontão.
O percurso é o mesmo do ano pretérito, mas feito em sentido contrário. A passagem pelo pontão é muito agradável. O rumorejar descontraído e inconfundível do mar entra no ouvido com pés de veludo; os corredores cruzam-se com viandantes passeando à beira-mar; à praia chegam pequenas ondas de espuma vindas de longe, acabando por se desfazer na areia onde dois casais, vestidos, caminham rente à água espraiada. Mais à frente, noutra praia, um pescador junto ao seu barco remenda as redes da pesca, e dois surfistas carregam as pranchas para dentro de água. Distante daqui, no meio do mar, indiferente a tudo que o rodeia, vê-se o Forte de Caxias, recordando um dos aspectos mais trágicos da história do Estado Novo.
Texto:Leonel Neves
Resultados
 1º-Pedro Arsénio 32'59
7º-João Inocêncio 34'18
9º-Hugo Adelino 34'56
21º-Paulo Povoa 36'09
28º-Tiago Silva 37'00
62º-Luís Lopes 38'40
103º-Marco Melo 40'37
112º-Rui Almeida 40'49
150º-Joaquim Belo 41'51
224º-Muno Martins 43'30
248º-Leonel Neves 43'56
269º-Rui Figueiredo 44'32
368º-Luciano Tomas 45'58
388º-Fernando Silva 46'11
469º-António Fernandes 46'48
501º-José Moga 47'44
695º-Hernani Monteiro 49'43
954º-Ricardo Nicolau 55'03
1098º-Guy Casimiro 58'08
1211º-José Rebocho 1h01'12

6 comentários:

Ricardo Nicolau disse...

Lindo texto a "rematar" uma excelente prova deste maravilhoso grupo de atletas. Parabens a todos.

joaquim adelino disse...

Sentimo-nos orgulhosos pelo feito dos nossos camaradas que estiveram nesta prova, foi com elevada satisfação que tomei conhecimento do sucesso da nossa participação. Creio que já não será surpresa para ninguém do valor colectivo que demonstramos em todas as provas em que estamos presentes, Daí augurar para o futuro novos feitos, tal como aconteceu agora. Abraço a todos, foram excelentes.

Anônimo disse...

Cada vez tenho mais orgulho em pertencer a este maravilhoso grupo.
Os resultados pouco importa ,mas dá um certo gozo sermos um grupo meramente amador com estes resultados,é de longe o melhor grupo amador do país.
Parabens a todos mas um muito erspecial ao Fernando Silva pelo brilhante trabalho sem ele nada disto acontecia.Um abraço.
António Fernandes

Armando Almeida disse...

Amigos faço minhas as palavras do Tó Zé amadorismo 100% camaradagem 100% companheirismo 100% qualidade desportiva sempre muita mas verdade se diga que ultimamente estamos a abusar muito por isso muitos parabens a todos do PRIMEIRO ao ultimo pois somos todos A.V.S.

Anônimo disse...

Para mim é um orgulho pertencer a este grande grupo , abraço a todos os meus amigos :)

Anônimo disse...

Para mim é um orgulho pertencer a este grande grupo , abraço a todos os meus amigos :)


Pedro Arsénio