domingo, 13 de maio de 2012

Maratona da Esperança-Corrida Terry Fox


Corrida Terry Fox Portugal 2012
Terry, onde quer que estejas, nas estrelas, no Hades, na memória de cada desportista, de cada pessoa que sofre ou sofreu de cancro, de cada cidadão do mundo que teve o privilégio e a honra de privar contigo ou que conhece bem ou menos bem a tua história estás com certeza muito feliz pela realização deste evento em prol de uma causa a que heroicamente deste origem.
Vê esta gente, homens, mulheres e crianças, centenas senão milhares, vestindo uma T-shirt branca, com o teu nome em letras grandes nas costas, e à frente o teu rosto desenhado com palavras sentidas, que te caracterizam, em tua memória, por exemplo, coragem, perseverança, determinação, carácter, sacrifício.
Vem comigo, vamos assistir ao diálogo entre um menino com aproximadamente sete anos de idade e o seu avô, homem para os seus cinquenta e tais:
- Avô, quem é Terry Fox?
- Terry Fox foi um atleta e um activista para o tratamento de cancro, do Canadá.
- Então já morreu?
- Já. Morreu em 1981, ainda não tinha completado 23 anos de idade.
- Morreu de quê?
- Morreu com um cancro no joelho que se lhe espalhou para os pulmões.
- Por que é tão conhecido? O que é que ele fez de tão importante?
- Depois de lhe ter sido amputada uma perna por causa do cancro, decidiu percorrer o seu país, o Canadá, de ponta a ponta, com a finalidade de angariar fundos para pesquisas do tratamento dessa doença.
- E conseguiu, avô?
- Não. Devido ao agravamento da doença foi obrigado a interromper a jornada, uma verdadeira odisseia, ao fim de 143 dias consecutivos, percorrendo cerca de 42 quilómetros por dia, a pé. Essa jornada ficou conhecida como a Maratona da Esperança.
- Então é um herói?
- Sim, é um herói. Terry Fox foi proclamado um herói nacional, e é uma das personalidades mais conhecidas do seu país.
- E esta corrida!?
- A Corrida Terry Fox continua a arrecadar dinheiro para a pesquisa do cancro.
Diálogos como este ou semelhantes, Terry, são normais neste dia e neste ambiente, aqui e em qualquer país onde a prova se realize, sabes disso. Nela participam atletas habituados a estas andanças, alguns organizados em grupos de amigos como é o caso dos Amigos Vale Silêncio, outros, individuais, gente pouco dada a correrias, mas todos imbuídos do espírito de solidariedade para com o próximo e de causas nobres como esta.
A corrida é um pretexto para estar presente no evento. Pouco importa se são duas, três ou quatro voltas. Cada um deu as que queria dar, a correr, a andar, como lhe apeteceu. Alguns, como os amigos acima referidos, aproveitaram para fazer um treino específico: vinte minutos de aquecimento seguidos de fartlek, seguido por sua vez da prova. Ao todo terão feito cerca de uma hora e vinte minutos.
O tempo estava quente, apesar do Sol encoberto.
A organização esteve bem. Não faltou água nem a boa disposição de todos nem um geladinho no final nem o diploma escrito em inglês.
Bem-haja Terry Fox pelo teu exemplo e pelo que representas para milhares de pessoas em todo o mundo.

 Texto: Leonel Neves
Participaram-To-zé,Barbeito,Leonel,Tiago,Fernando, Hernâni,Portugal,Joaquim Gomes,Moga,Luciano, Inocêncio e Filipe







3 comentários:

joaquim adelino disse...

Bonito têxto Leonel, mais um como já nos habituaste, este em particular pela causa e simbolismo associado. Parabéns e a todos os Amigos que participaram.

Anônimo disse...

Parabens Leonel. Continua a sonhar com a poesia que um dia será reconhecida. Parabens tambem aos que contribuiram para uma causa justa.

Anônimo disse...

Parabens Grande LEONEL TEXTO MARAVILHOSO,escreves tão bem como corres .Um abraço.
Antonio Fernandes