quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Crónica na primeira pessoa(Joaquim Adelino)

Crónica sobre o Trail Maratona da Serra D,Arga
 

Trail Serra D,Arga, era a 1ª Edição da prova mas ela acabou precocemente. O Temporal anunciado acabou por fazer estragos, no alto das montanhas a visibilidade era quase nula, o vento soprava a mais de 90kms, a chuva era forte e torrencial e o frio não sendo muito era o que melhor íamos suportando. Fomos vencendo os 2 primeiros cumes da Montanha num total de 6 mas quando nos preparávamos para atcar o 3º cume, por sinal o mais alto, fomos barrados pela organização por falta de condições para continuar, aos 20kms terminava assim uma das provas mais bonitas do circuito de montanha do nosso país. Os primeiros 6 atletas a passar aos 20kms ainda foram Serra acima mas onde a tempestade começava do meio para cima lá estava o Carlos Sá a impedir a progressão dos atletas devido ao agravamento das condições metereológicas. Rajadas fortíssimas de vento, chuva torrencial e tocada a vento, visibilidade apenas a 2 metros de distância, nada a fazer. O Carlos Sá como profundo conhecedor daquela Serra e muito experiente em provas com esta dureza não podia tomar outra opção, desolado dicidiu, e bem, interronpê-la aos 20kms sem prejuizo para os atletas e classificá-los conforme a sua passagem pelo pórtico de chegada dos atletas que participaram na prova dos 20kms.
Foi uma jornada espectacular, apenas o senão de ter terminado desta maneira mas eu ia moralizado para enfrentar aquelas pássimas condições meteorológicas, aos 3 kms começáramos já a enfrentar o Vendaval no alto do 1º cume a 716m, o rugido era tanto que tive de proteger os ouvidos com receio que ficassem afectados. Voltámos a enfrentar a mesma cena quando subimos novamente aos 584m depois de termos andado 5kms numa zona mais protegida a 300m de altitude. Foi já na 3ª fase que surgiu a decisão de interronper a prova, confesso que nesta altura começava a acusar o esforço extra causado pelo mau tempo, escorregadio na lama e nas margens do Rio onde as pedras cobertas por limbos nos obrigava a ter o máximo de cuidado. Curiosamente quase todo o percurso é feito em cima de rochas e lages cujos trilhos remontam à Era Romana e onde se podia correr com perfeita aderência dos ténis apesar da forte chuvada que caiu em todo o percurso da prova.
Espero voltar lá para o ano e completar aquilo que agora a Natureza não deixou, espero ter a companhia de 4 ou 5 companheiros do nosso Grupo, porque voltar lá de novo mas sozinho já deve ser muito difícil, são 850kms de viagem de ida e volta e repetir a dose de novo para o ano nestas condições está fora de questão, mas como ainda temos 365 dias pela frente pode ser as coisas se alterem.
Acabei por fazer os 19,740kms em 3,40,42h. a uma média de 11,10m por km. tendo percorrido o km mais rápido em 7,13m e o mais lento em 18,31m.

Nenhum comentário: