segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

S.Silvestre Amadora

Crónica de Joaquim Adelino
A S.Silvestre da Amadora esteve mais uma vez à altura do seu historial mantendo uma qualidade impressionante em todos os seus pormenores.
O nosso Clube esteve representado por mim, há bastante tempo que estava ausente desta prova e estava curioso em saber se ela mantinha as mesmas características dos anos idos em que eu tinha presença mais assídua, para isso inscrevi-me (à revelia do nosso esquema) há ultima hora e participar naquilo a que eu chamo a grande festa da Corrida da Amadora.
Com efeito, e digo sem exageros, que aquilo faz arrepiar qualquer um que corra naquele ambiente tão envolvente por milhares e milhares de pessoas que vêm para a rua apoiar e incentivar os atletas e ou simples corredores. Nem o frio nem a chuva demove este extraordinário povo que invade os passeios ao longo de todo o percurso envolvendo-nos com os seus aplausos e o seu carinho.
Exactamente por isso é que esta prova é única no país, não existe outra igual e explica bem a adesão de centenas e centenas de atletas que apesar da proximidade dos festejos de Fim de Ano não deixam de aparecer e participar na festa.
Projecta-se, ou fala-se, da realização da S.Silvestre de Lisboa para o dia 31 de Dezembro de 2011, entrando em conflito com esta da Amadora que pela sua história e pelo grande contributo que tem dado para a consciencialização desportiva desta modalidade das gentes locais deverá ser preservada pela sua tradição e pela simpatia e acolhimento com que recebem todos os atletas e visitantes.
Vejo com bons olhos que tudo deve evoluir, mas desde que seja respeitado a ordem natural das coisas, Amadora merece esse respeito, uma organização de tantos anos que fazendo um esforço hercúleo tem conseguido manter de pé esta fantástica corrida não pode ser trucidada pelo imenso poder económico que serve de suporte à prova de Lisboa.
Se a confirmar-se esse disparate perdem todos, atletas, Lisboa e Amadora. Na Amadora era voz corrente que em caso de coincidência de datas (31 de Dezembro) a opção seria sempre a Amadora, eu por exclusão de partes também sou dessa opinião. Considero que antes de mais e se for essa a intenção de mudar a data da S.S. de Lisboa para o final do Ano se deve antes de qualquer imposição juntarem-se a uma mesa e ver qual a melhor solução em que todos saiam beneficiados.
O percurso desta S.S.da Amadora é bastante exigente e percorre uma grande parte das freguesias do Concelho da Amadora, daí a fantástica adesão da população, com 3 subidas bem difíceis e com o restante percurso bastante acessível permite a realização de otimas corridas para quem ambiciona melhorar as marcas.
Da nossa parte o nosso registo foi modesto, aliás como era de esperar, o que era importante era participar e desfrutarmos aquele ambiente fantástico.
Tempo: Joaquim Adelino, 55,07 minutos, tempo de chip.
Um bom ano para todos com muitas corridas, e não se deixem abater por causa da crise, reajam.

Um comentário:

Leonel Neves disse...

Ora aí está mais um cronista. Bem vindo a este espaço. As tuas narrativas, amigo Joaquim, vão maravilhar os leitores assíduos deste sítio. Eu sou um deles.
Nunca fui à São Silvestre da Amadora, apesar de ter ouvido falar muito bem dela. Talvez para o ano vá lá.
Partilho da tua opinião sobre a mudança da data da S. Silvestre de Lisboa para o dia 31.
Parabéns pelo texto e por mais esta prova realizada.