segunda-feira, 30 de setembro de 2013

XXVI Edição dos 15km de Benavente


Na terra onde o torricado, a açorda de sável e o ensopado de enguias, deliciosas iguarias, fazem parte da sua gastronomia; onde milhares de aves migratórias e espécies ribeirinhas embelezam a paisagem, a linda e pacata vila de Benavente, município com mais de 800 anos de história, no dia 28, sábado, pelas 17 horas, realizou-se a XXVI Edição dos 15 Km de Benavente, na qual participaram cerca de três centenas de atletas.

Alguns minutos antes da partida, o céu, envolto num manto escuro, cinzento e branco ameaçava chuva. E choveu mesmo, mas foi chuva de pouca dura. O sol, tímido, reapareceu a seguir à borrasca e, ora se escondia atrás dos stratus e dos cumulus, ora se mostrava aos mortais desejosos dele. Um vento suave abanava as copas das árvores.

O percurso, bem conhecido da maioria dos atletas, com significativas subidas e descidas é relativamente fácil e muito aprazível. Ao longo do mesmo os corredores vão experimentando sensações várias: no firmamento um bando de cegonhas voa docemente; mais longe, por cima delas, além dos stratus e dos cumulos, vários cirrus, lembrando lã de ovelha, branca, escarrapiçada pelos dedos ágeis de nossas avós, mães e irmãs, a roca, o fuso, a maçaroca, o novelo, as agulhas, as meias de lã, os dias frios de inverno, os serões à lareira, jazem em movimento ao sabor da brisa que passa; cães ladram; soam tiros secos de espingarda para afugentar a passarada das vinhas, das colheitas; Sobreiros centenários conversam com a sombra, e, ao verem os atletas dizem-lhes adeus, um, com os pés fora da terra, descansa sobre si até que o tirem dali; pessoas de sentinela à porta de casa fixam os rostos cansados dos atletas e interrogam-se sobre os motivos que os levam a correr, será promessa, será prazer?

Os amigos Vale Silêncio estiveram presentes e não se saíram nada mal.

 
5º Lugar por equipas

Hugo Adelino – 15º - 55m 19s (4º no escalão)
Luís Lopes – 41º - 1h02m07s
Eurico Charneca – 42º - 1h02m47s (3º no escalão)
Leonel Neves – 89º - 1h09m18s (2º no escalão)
Fernando Silva – 119º - 1h13m26s
José Jacob – 148º - 1h17m04s

Nenhum comentário: