segunda-feira, 25 de março de 2013

meia maratona Lisboa

Vai sendo repetitivo quanta é bonita esta prova e o filão que se tornou para os seus organizadores, muitas inscrições e muitos patrocínios de grande "peso" mas o seu ambiente transportamos para as grandes provas de atletismo que se realizam nas grandes capitais deste mundo que é o nosso e os verdadeiros amantes da corrida sentem-se como os "peixes na agua".
Este ano não fugiu a regra grande ambiente que começa nas nossas casas com o despertar cedo, demasiado cedo para um domingo e levamos ao encontro dos amigos e deixar dos carros na zona de Belém e a ida para  o outro lado da margem , aproveita-se estes pequenos segundos para colocar as conversas em dia e traçar sonhos e disfarçar ambições,"não vá alguém achar-nos loucos". Sempre acompanhado de muitos atletas mas sempre próximo dos amigos, na hora de deixar as companheiras que este ano se aventuraram na mini e tempo de empurrar os amigos cujas as ambições eram mais elevadas que as nossas para a frente da partida para que eles não percam muito tempo e nos ficamos no nosso lugar a saborear todo aquele ambiente, desde os nossos amigos espanhóis a cantar "viva espanha" até casais que trocam mimos que a primavera proporciona com um calor que ontem andou um pouco disfarçado mas não foi pelo tempo que o dia de corrida deixou de ser memorável.
A partida leva a mistura de todo o colorido e os mais apressados procuram rapidamente chegar a frente mas ontem não era tarefa fácil  na hora da separação entre a mini e a meia a primeira surpresa e comentário "é pá este gente vai toda para a meia, vão muitos enganados", mas não e pela primeira vez em Portugal uma meia maratona teve mais de 8 mil atletas chegados e a confusão na hora da chegada era do lado dos atletas que correram a meia maratona mas mais uma vez uma boa surpresa a organização a partir dos 5 km disponibilizava agua e bebida isotónica  a cada 2,5 km mas o bom da prova foi fazer uma prova sempre acompanhado por muitos atletas mas mesmos muitos e que deve levar os organizadores a repensar a nossa passagem na zona do Cais-do-Sodré até a Praça Comercio já é demasiada estreita para tanta gente.
Pela nossa parte havia sentimentos distintos os chamados atletas "boost" que não devem ter dormido muito bem já que o medo de não poderem fazer menos de 1h30 levava-os a confessar o medo de chegar a casa e encontrarem "os sacos plástico com os seus trapos á porta"  os atletas que não levavam qualquer objectivo a não ser participar nesta grande festa do atletismo e os estreantes(Carlos Costa) que tiveram direito a padrinhos.
A chegada foi hora de procurar os amigos e ouvir as primeiras historias e todas elas nos transportaram para um grau de satisfação elevado com o dever mais ou menos comprido e com a certeza que durante a noite não haveria mais um amigo a dormir a porta de uma qualquer casa.
Num apontamento final, diria que a prova para a realidade portuguesa têm um preço elevado mas a organização esta num nível já muito alto e não há corrida que me de mais gozo fazer do que esta por correr entre milhares de atletas e atravessar a ponte e desfrutar da vista mais bonita que se pode ter sob Lisboa.

Resultados 
99º- João Inocêncio, 1h17'28
502º-Marco Melo, 1h28'55
590º-Luis Ferreira, 1h30'05
665º-Joaquim Belo, 1h31'39
2306º-Filipe Ramalho, 1h45'44
2658º-Rui Tomás, 1h49'40
3821º-Fernando Silva, 1h54'53
3829º-José Moga, 1h54'53
5941º-José Rebocho, 2h08'23

Mini
Maria Silva, Patrícia ,Helena e Maria Lucia

amigos que encontraram uma inscrição mais barata ou mesmo a custo "zero"
Luis santos, 1h17'18
Armando Almeida,1h43'26
André Santos,1h45'49
Carlos Costa, 1h54'53



Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei da crónica. Habemus cronista. Parabéns Mister. Parabéns a todos os amigos por mais esta prova a contar para a corrida interna e pelos bons resultados. Fiquei com pena de não a ter feito, paciência, outras virão e eu estarei presente. Um abraço a todos.

Leonel Neves