domingo, 4 de novembro de 2012

Crónica da Maratona do Porto


A 9ª Maratona do Porto fica marcada com a participação de 7 atletas dos Amigos do Vale do Silêncio, batendo por larga margem a última edição da Maratona de Sevilha realizada em Fevereiro deste ano onde estiveram 4 atletas presentes. Esta crescente adesão dos atletas dos AVS é significativa e corresponde ao normal desenvolvimento da prática da corrida desenvolvida pelo nosso Clube, cada vez a curiosidade é maior em todos os nossos atletas se interessarem em viver esta aventura, por isso não é de estranhar quando vemos o número a crescer daqueles que sonham e vão programando aos poucos a sua adesão e posterior estreia nesta magnifica prova que é a Maratona.
A Maratona do Porto 2012 foi um belíssimo sinal, no ano anterior tínhamos estado representados apenas por um atleta e foi com satisfação que desta vez podemos presenciar a adesão e participação de 7 elementos do nosso Grupo a esta magnífica prova superiormente organizada pela runporto.com .
Do grupo 2 eram estreantes (Henriques e o Miguel), outros 2 (Chinita e hernâni) faziam a sua 2ª maratona, o Joaquim Gomes por sua vez ia realizar a sua 3ª maratona e eu preparava-me para realizar a minha 14ª. Desde cedo me senti um padrinho para os estreantes e não tardou muito que o Henriques me lançasse o repto como meu afilhado o que de bom grado aceitei, aliás, todos os que estavam presentes tinham feito a sua 1ª maratona em provas em que eu também tinha participado (excepto o Chinita e o Emílio) pelo que tinha ali um bom lote de afilhados para continuar a acompanhar e também dar alguns conselhos já que conheço aquela prova muito bem.
No terreno e após a partida deveria acompanhá-los mas foi de todo impossível, limitei-me a despedir deles à partida e vê-los partir na esperança que tudo corresse bem. Todos eles sem excepção foram uns heróis, praticamente todos os seus objectivos foram conseguidos, com especial destaque para os estreantes que entre ajudando-se conseguiram concluir quase de mão dada com a bonita marca de 3,28h. na sua estreia. De salientar ainda a frustração do Joaquim Gomes que se preparou com o objectivo de concluir abaixo das 4 horas sendo traído por apenas 7 segundos, creio que uma melhor gestão em toda a prova e este objectivo será atingido na próxima maratona em que esteja presente. Para os restantes, Chinita, Emílio, Hernâni e eu as coisas correram dentro do esperado e com maiores ou menores dificuldades todos conseguiram atingir os seus objectivos, uma palavra para o Emílio que esperava uma melhor prestação mas que cedo verificou que as coisas iriam ficar difíceis, tendo inclusivamente sido afectado pela deficiente distribuição de abastecimentos levando-o de certa forma ao desânimo a partir de determinada altura da prova. Mas todos chegaram bem e sem mazelas de maior e isso foi excelente, com vontade de repetir ali ou em qualquer outro lugar.
Joaquim Adelino

Resultados 

330º Manuel Chinita 3h22'31
456º-Luís Ferreira 3h29'14
457º-Eduardo Henriques  3h29'14
715º-Hernani Monteiro 3h 42'13
1118º-Joaquim Gomes 4h00'52
1313º-Joaquim Adelino 4h14'32
1639º-Emilio Gonçalves 5h07'56


Nenhum comentário: