terça-feira, 7 de outubro de 2014

A minha primeira Maratona


 
A minha primeira Maratona

Tudo começou na primeira vez que me veio à ideia gostava de fazer uma Maratona... ideia que nunca mais saiu da minha cabeça. Em Março num treino com o amigo Leonel disse-lhe com receio que me achasse louca “gostava de fazer a maratona em Outubro”, olhou para mim e disse gostavas??? Então vamos a isso, temos de falar com o Fernando e a partir daí foi sempre em frente!
Falamos na ideia e vários amigos se juntaram, o que para mim foi muito bom, melhor ainda ter alguém que como eu tinha o sonho de cortar a meta de uma maratona pela primeira vez o Armando, para mim um grande atleta mas acima de tudo amigo.

Quando dei conta estava a treinar para a famosa maratona, algo engraçado foi que nunca pensei não vou conseguir, sempre acreditei que era possível. Quando no treino em Monsanto caí, nunca me ocorreu tenho de desistir, pensei “é um tempo, corro muito devagar mas não paro”, os amigos lá estavam e diziam isso vai passar e vais voltar a treinar e vais à maratona calma!!! Palavras sabias do Leonel,  do Armando, da Gabriela, o Fernando sempre me dizia podes ajustar o treino.

E assim foi, com dores mas com muita força de vontade continuei a treinar e fui-me surpreendendo a cada treino, cada semana que passava me sentia mais confiante, aprendi muito com os treinos. A cada treino longos sentia uma força, uma vontade muito grande de continuar a melhorar. No dia do treino dos 35km, nem sabia se o conseguia fazer estava mais uma vez lesionada e o Leonel também, mas km a km fomos fazendo, brincando, falando e com a ajuda do Fernando lá estavam os 35 km feitos. Só pensei venha a Maratona, a alegria era muita.

O dia 5 de Outubro chegou e tudo o que havia para fazer estava feito, com muita organização da Gabriela que nos aturou lá fomos rumo a Cascais com o apoio de quem nos conduziu até lá (o Nuno e o filho do Sr. Joaquim). Os AVS ( Armando, Leonel, Filipe, Joaquim Luís e  Sandra) lá estavam com o apoio indispensável da amiga Gabriela que estava a sofrer mais do que nós.
As 8:30 lá iniciamos o sentimento de passar pela partida foi, muita calma o objetivo é cortar a meta e aproveitar esta maravilhosa corrida vamos nos divertir!!!

Os kms passaram e nem demos conta dos 10 primeiros, muita animação, descontração, a paisagem era linda e eu só pensava em me divertir e em desfrutar da corrida e do convívio, brinquei, aplaudi, agradeci e conversei muito com o amigo Leonel que fez questão de fazer a maratona comigo. Posso dizer que cheguei aos 30km e estava bem, sentia alguma dor na minha perna mas ignorei, a Gabriela lá estava para mais uma foto. Após os 30km tentei acelerar o passo mas a sabedoria de quem já fez muitas maratonas disse “não mantém como tens feito até aqui que estás muito bem”. Assim foi ao 39 km dei por mim com as lágrimas nos olhos e pensei está quase feita e sinto-me tão bem. Tive a mesma sensação ao 41 km, os nossos amigos Hernani e Belo lá estavam a dar força. Quase quase no fim encontramos o Armando e lá fomos os 3 juntos como sempre tinha sido nesta aventura e cortamos a meta unidos e ao mesmo tempo, tal como tinham sido os últimos 3 meses. A maratona estava feita e eu estava orgulhosa de todos nós, agradecida pelos amigos AVS que tenho, com uma grande alegria de cortar a meta e pensei, consegui concretizei mais um sonho com o apoio deste grupo maravilhoso.

Fazer esta corrida foi algo que não vou esquecer, foi desafiante, divertido, alegre, mas só o consegui fazer porque o meu marido me ajudou e me dizia vai treinar não te preocupes com mais nada, com o apoio dos meus país com toda a certeza um orgulho para eles e a todos os AVS, 

PS- Texto Sandra Baptista, com "p"

5 comentários:

António Silva disse...

Este feito vai ser um orgulho que só vai esquecer quando o coração deixar de funcionar.
Ainda hoje não sei descrever,no todo, o que senti quando cortei a meta pela primeira vez.
Felicidades para as futuras.

Armando Almeida disse...

Amiga "MARATONISTA"és para nós uma caixinha de surpresas, agradáveis como esta de fazeres uma bonita crónica sobre uma não menos bela maratona,acabamos como começamos esta aventura juntos, muitas mais viram, com toda a certeza,beijinhos nossos e mais uma vez parabéns pelo feito duplo (a maratona e seres a primeira atleta feminina a fazê-la).

joaquim adelino disse...

Muitos parabéns, eu estava junto do Armando quando vós os 2 chegaram a ele já na parte final da Maratona, vi que ainda vinham com alguma facilidade e disponibilidade física acabando por rebocar o Armando até à meta. É a 1ª e ficará gravada para sempre mas viu-se também que para o conseguirem se prepararam muito bem, a partir de agora com o estatuto de maratonista as coisas já serão muito diferentes no que diz respeito à corrida, apenas nos assalta um pensamento: quando será a próxima?

Sandra Baptista disse...

Obrigada a todos e Sr. Maratonista Armando a próxima será novamente juntos!!!

Anônimo disse...

Sandra Baptista,
a primeira maratonista
dos Amigos Vale Silêncio,
orgulho de todos, vontade férrea,
exemplo a seguir, excelente cronista,acaba de fazer
história.
Parabéns amiga.

Leonel Neves