quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

‎II Trail Transfronteiriço de Barrancos

Um trail longo é uma prova que põem a prova muitas das nossas capacidades, são muitas horas a percorrer uma distancia que só por si coloca muito respeito a quem ouve falar dela.
  Um trail longo é uma prova que têm por parte de quem nela participa muita preparação desde os treinos longos a viagem e a prova em si, treinos longos por serras e montes para que o corpo se vá habituando a dureza daquele dia, a viagem também porque Barrancos fica a mais de 250 Km da nossa casa e seria de loucos sair as 3 ou 4 horas manha e fazer a prova e depois de 11h regressar a casa e voltar a percorrer a distancia com o cansaço de um longo dia a mostrar a sua realeza. Onde ficamos e o que vamos comer que antecipadamente são respondidas, a prova,o material que vamos usar, a alimentação que levamos connosco e qual será o melhor ritmo para podermos terminar a prova dentro do seu limite.
 Pela nossa parte saímos 5 amigos (Juca, Daniel,Adelino,Belo e Fernando) e juntos fizemos a viagem, uns na auto caravana e outros num carro, como planeado fizemos o jantar e depois fomos conhecer um pouco de Barrancos que ao contrario da maioria das vilas alentejanas não têm nada de plano.
  O dia da prova começou cedo e cedo os nervos se apoderaram de nós, as conversas e os sorrisos serviam para disfarçar o que nos ia na alma e das duas centenas que iriam partir da vila espanhola de Encinasola transportados pela organização. Fomos cumprimentando os amigos que iam chegando, Filipe, Osvaldo, Daniel, Manuel e o João e muitos outros, fomos posando para  as fotografias que um dia iram testemunhar a nossa aventura esperamos pela hora da partida com a companhia de um sol que nos ia confortando.
 9h, hora da partida cada um se lançou ao seu ritmo os primeiros kilometros foram percorridos por terras de Espanha, ligeiramente a descer o que não deixava de ser difícil porque o terreno estava cheio de agua e as pedras com algum lodo que se tornava perigoso. As historias para contar  começavam..." um atleta que substitui os tradicionais ténis por umas senda lias  a lembrar um frade Franciscano, paisagens bonitas e pontes romanas, o primeiro abastecimento apareceu no meio de uma floresta como por magia e depois de uma longa subida e não menos perigosa descida, nesta altura já os primeiros atletas do trail curto passavam por nós e a muito tempo que o Senhor Adelino não se deixava ver, o segundo abastecimento, já em terras de Portugal e depois de nos termos enterrado em muita lama,atravessado pequenos riachos e percorrendo a distancia a conquista de Barrancos que numa longa subida nos dificultou a sua conquista e obrigou a separação com os atletas do trail curto o que tornou ainda mais a nossa prova mais solitária.
  Foi a saída de Barrancos que a nossa vista alcançou o Srº Adelino e foi na sua companhia que o resto de esta historia é escrita.
Percorremos quilómetros, margens de rios,contornamos cercas, lavamos os pés e os ténis para retira as areias e fomos vencendo a distancia.Por volta dos 27 km passa por nós o que iria ser o vencedor da prova em sentido contrario. O grupo tinha como preocupação chegar antes das 3h,pm, a Herdade da Coitadinha para que o controle não rouba-se o sonho de completar a prova, novas margens de rio, novas dificuldades para vencer, ora margens planas mas muito moles e os nossos pés lavravam a terra,ora tínhamos que subir e descer penedos para contornar o rio, chegamos a Herdade bem dentro do nosso sonho e confortamos a alma já esgotada com uma sopa quente, descansamos um pouco, trocamos de meias e colocamos o relógio a carregar e aproveitou-se para conversar um pouco com os atletas que iam a nossa frente e combinamos que a próxima hora fosse toda a andar a um ritmo forte mas nada de corridas.Depois da bonança vinha a tempestade, depois de estradões novas margens de um rio que a muito tinham ultrapassado os seus limites e as dificuldades iam por a prova a nossa capacidade de sofrer porque as margens tinham rochas perigosas para vencer e trilhos que eram o plano "c" ou "d" da organização para vencer a força da natureza chamada "agua" ,trilhos perigosos e um rio que teimava em caminhar por debaixo dos nossos pés.
  Chegou a hora confortar o corpo com mais roupa e usar a luz artificial para nos indicar o caminho, a noite ia chegando com igual lentidão que íamos vencendo os quilómetros que nos faltavam
  Mais um abastecimento, o ultimo e com sopa para aquecer o corpo e a alma e nos preparar para mais 2 subidas, uma logo a saída do abastecimento e outra já depois de termos visto as luzes de Barrancos e as mesmas terem fugido para parte incerta.
Finalmente local de chegada "a vista", ouve-se a musica e as palmas para alguém que estava a chegar, as palavras sabias do Mestre a  dizer que o demónio estava vencido e para acabar em beleza tínhamos que acabar a correr pelo menos 100 m, para a fotografia.
10h28 depois da partida chegamos cansados mas convencidos que a aventura é para repetir, quando se chega a alegria é muito idêntica a aquela que sentimos quando completamos a nossa primeira maratona, as palmas dos presentes na nossa chegada parecem um estádio esgotado a aplaudir um golo da equipa da casa. Era a hora dos amigos ouvirem as nossas historias e igualmente nos fazerem sentir importantes porque o Daniel e o Belo trataram de nos trazer os nossos sacos para o banho e sempre bem perto para nos ajudar se tal fosse necessário, o espírito do trail é bem diferente das provas de estrada.
 O banho apagou alguma magoa, o banho foi a preparação para um belo jantar num restaurante previamente reservado pelo JUCA, muita alegria da juventude local que comemorava o facto de ter idade para dar o nome para a tropa, a famosa e antiga inspecção militar, muita musica muitos cânticos e nos a ser envolvidos" e os atletas querem serem amigos cá da malta têm que beber o copo até ao fim" e todos dizemos "QUEREMOS", pedida a conta e entre sorrisos chegou a hora de nos separar, o Daniel e srº Adelino regressavam a Lisboa e nós íamos para o "vale dos lençóis" e recordar todas as aventuras vividas.
Para terminar as palavras sabias  do Srº Adelino ", o convite aqui fica: isto está ao alcance de todos, são aventuras inesquecíveis que nos fazem parecer gigantes!"
Aceitem o desafio para uma próxima aventura por Terras de Portugal






Um comentário:

Anônimo disse...

Aceitem o convite... isto é canja... mas não é para todos grande Joaquim Adelino! Só para os bravos. Parabéns a todos pela braveza, por esta aventura.
Gostei muito da crónica, parabéns ao cronista.
Abraços
Leonel