quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Meia Maratona de Sevilha



Uma delegação de 4 Amigos do Vale do Silêncio representou o nosso Clube em mais uma Edição da Meia Maratona de Sevilha, a 34ª.  Não se pode dizer que viemos de lá deslumbrados com aquilo, antes pelo contrário, alguma desilusão era patente nas nossas expressões no final e no regresso a Portugal. Creio que a crise que assola também a Espanha em muito contribuiu para que a Edição deste ano desta bonita prova também estivesse algo cinzenta pese embora os esforços da organização para que tudo corresse bem no que diz respeito à competição.
Chegámos já noite cerrada a Los Palácios e o objectivo imediato era o levantamento dos dorsais já que este procedimento terminava ás 21 h. locais, com o Hotel e as reservas já efectuadas estava tudo bem, pelo que de imediato, e num dos quartos tratámos de comer alguma coisa para de imediato darmos uma volta pelas ruas da Cidade. A noite estava excelente a indicarmos que no dia seguinte teríamos a garantia de um excelente tempo para realizarmos a prova, contudo fomos encontrar as ruas completamente desertas de pessoas e alguns locais de diversão nocturna estavam praticamente vazios. Por indicação do amigo João Vaz fomos até a uma tasca onde pudemos descansar e conversar um pouco ao mesmo tempo que se ia deitando abaixo uma Cruzcampo, a doiradinha lá do sítio e muito apreciada também por nós.
Como habitualmente fomos transportados por autocarros da Organização até ao local da partida a cerca de 18kms de distância, a manhã apresentava-se de novo muito acolhedora e sem frio tendo sido um bom contributo para todos os atletas que assim puderam preparar-se e partir sem problemas de maior. O Rui, o Luís e o Hernâni partiram lá bem na frente e tinham como objectivo melhorar as suas marcas, eu, o Joaquim, fiquei cá mais para trás evitando começar logo desde ali andamentos proibitivos para mim. Eram 11h. locais quando partimos e logo se formou ao longo da estrada um cenário colorido muito bonito que a 1km da partida ainda era bem visível, pois foi nessa altura que passei por cima da linha de partida, beneficiando ainda de uma ligeira subida à nossa frente mostrando a beleza inicial daquela prova.
Estavam criadas todas as condições para que os nossos Amigos conseguissem atingir os seus objectivos e eles lá seguiam na frente esperando eu que no final todos pudessem sorrir por melhorarem os seus tempos, eu sentia-me bem nos primeiros kms e estava esperançado em conseguir baixar das 2 horas, os primeiros 5kms ainda ia numa média de 5,30m por kms mas a partir daí a coisa estabilizou e aos 10 kms ia com 56m, tinha apenas 1m de vantagem e verifiquei que não ia conseguir. Parece que a prova é fácil de fazer, puro engano, já lá fui 7 vezes e parece-me que aqueles 15kms iniciais são lixados, longas rectas com um falso plano que ás vezes nos engana e quando nos apercebemos temos que meter travão se não a máquina não aguenta. Aos 12 kms prevejo que o Rui já esteja a chegar, se assim fosse o recorde pessoal estava batido, mas as coisas nem sempre correm como desejamos, apesar de ter batido o seu recorde nesta prova por alguns segundos confessou-me no final que o organismo não acompanhou a força imensa que tinha nas pernas e quando assim é nada podemos fazer, a saúde está primeiro. O Luís Santos chegaria com 1,20h tendo também sentido algumas dificuldades que o limitaram não tendo conseguido aproximar-se da sua marca alcançada o ano passado. O Hernâni partira com o sonho de baixar da 1,41h já que as últimas provas batem mais ao menos por esses tempos, partiu e aquilo parecia um relógio a palmilhar km a km e quando chegou parou o seu cronómetro e marcava 1,41h!!!, incrível.
Eu seguia agora na leve esperança de alcançar no final as 2 horas de prova mas quando cheguei aos 17 kms já me faltava 1 minuto para o conseguir desisti de tentar, as forças que tinha era para chegar e acabara ali a tentativa de obtenção da marca que idealizara para esta prova. Cheguei ao final com 2,02,27 h. exactamente a mesma marca conseguida na primeira metade da Maratona de Lisboa realizada uma semana antes, isto só pode ter um significado, cansaço físico e mental acumulado e que vou agora procurar dar alguma atenção.
Tal como o acinzentado da Cidade na noite anterior também a prova já conheceu melhores dias, está uma sombra do que já foi, principalmente na organização da chegada dos atletas, quando cheguei o abastecimento sólido já tinha desaparecido, limitei-me a beber água e cerveja se quisesse, ali também os lambões atacam em força e como as bananas eram inteiras muitas delas foram certamente parar a muitos sacos que por ali havia, lamentável.
Provavelmente para o ano não voltarei ali a Sevilha, a S.Silvestre do Sado está a ter um bom acolhimento dos nossos Amigos, fiéis a esta prova, e por isso se tiver oportunidade para o ano também quero lá estar, mesmo ás escuras.

 Texto: Joaquim Adelino

Resultados:
20º-Rui Pacheco 1h13'39
98º-Luís santos 1h20'40
1232º-Hernâni Monteiro 1h41'30
2556º-Joaquim Adelino 2h02

2 comentários:

joaquim adelino disse...

Com algum esforço consegue-se ler as letras pequenas, mas penso que é possível melhorar aquilo!!!

Anônimo disse...

Parabéns por mais uma prova a incluir no currículo. Parabéns ao cronista pela linda crónica.

Leonel