segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cronica Almoço AVS



Ora aí está uma crónica que me dá um gosto especial de fazer. Até porque a baixa de forma, certamente aliada à cedência das tentações do garfo, me nomearem escriba natural dessa magnífica prova de iguarias, temperada com um franco convívio, após uma bela caminhada pelas redondezas da Granja. Deixo até aqui uma petição para que esse local passe a ser regular, assim seja possível e desejado. 
Foi realmente uma bela reunião, a de sábado passado, após uma muito agradável caminhada que reuniu algumas gerações de amigos em duas horas de passeio pela serra local e mata do Paraíso. A típica reunião de fim de época, onde se recoloca a esperança e a ambição das provas da época seguinte, partilham as lesões por debelar e se firma a amizade.
Logo pela manhã daquele dia escaldante foi bom reencontrar o veterano António Silva, fundador do nosso AVS, devidamente acompanhado de toda a família, muitos amigos amigos, amigas e até o perrito. Eu, na dúvida, ligara na véspera ao prevenido Joaquim Adelino e já vinha preparado de camelbak às costas. No entanto, o passeio foi mais de desfrute da natureza do que prova de esforço. E até tivemos o mister Fernando a servir de aguadeiro a meio caminho, o que me fez dispensar aquela água com sabor a borracha. Bom mesmo foi deixar a conversa em dia, recordar episódios e sentir também que é mesmo preciso saber caminhar. Pelo menos para fazer trails. Diz quem o sabe. Obrigado mister Adelino! No entanto, se me permite, para mim a Freita terá ainda de esperar. Bem como os trilhos BTT mesmo ali ao lado. Obrigado Jacob e Tiago, mas para já ainda não.
Duas horas depois, o nosso grupo de menos de duas dezenas regressava à Granja. E após um duche refrescante nas instalações do Parque Urbano, preparam-nos para o que viria a ser um lauto almoço. Mas mais saboroso foi rever os outros membros do grupo que se juntaram nas mesas corridas para apreciar a sardinhada, os grelhados mistos, os ossos e mais tarde os caracóis. Parabéns à cozinha. E já agora Alvarinho de grande categoria. Entre as entradas de enchidos e o que se seguiria aproveitou-se também para colocar em dia as contas do clube. Mas mais do que tudo, repita-se, ficou um saldo muito positivo de amizade e camaradagem desportiva.
Boa prova das Fogueiras para quem vai, boas férias para quem parte. Até breve, sempre em forma.


Texto:Paulo Portugal 

3 comentários:

Anônimo disse...

Não há fome que não dê em fartura. Duas crónicas, dois pontos de vista diferentes que se completam.
Parabéns ao cronista Mor, o amigo Portugal, por este apetitoso acepipe.

Leonel Neves

Anônimo disse...

Parabens Paulo e obrigado pelo texto. Estou convencido que a amizade do grupo está para durar.
Antonio da Silva

joaquim adelino disse...

Muito bem Paulo, com dotes a comprovar que que os convívios não é só comer, andar ou correr mas também fazer a sua história, e tu sabes fazê-lo à tua maneira. Mas vai-te preparando que a história não acaba aqui, várias "certidões" foram ali tiradas durante todo o evento e agora temos de as pôr em prática e realizá-las, falaste de algumas mas muitas outras estão na ordem do dia, Abraço