terça-feira, 8 de maio de 2012

Corrida D.Estefania



" Com uma cara agradável, apreceu este dia com sol desenvergonhado e temperatura amena. Apenas com a participação de três AVS's, chegados em momentos diferentes, e que se cruzaram apenas o possível para que cada um se munisse dos respectivos dorsais, a preparação para a prova decorreu sem incidentes.
Já o mesmo não se poderá invocar ao início da prova, que atrasou inexplicavelmente dez minutos.
Com um traçado bastante favorável, já que decorreu em terreno plano, de asfalto, com muita gente a participar em grande número na caminhada, a prova de 10 km apresentou uma modura humana mediana.
Tivessem os AVS apresentado os melhores trunfos, e teríamos certamente uma participação que daria cartas, provavelmente de ASES e Biscas. Aliás, os tempos realizados pelos melhores participantes estariam ao alcance dos nossos melhores atletas.
A motivação pela participação neste acontecimento é, antes de outra, mais uma em que fazemos o gosto ao dedo, que é como quem quer dizer, fazer o gosto à perna.
Contudo, à medida que o aglomerado de participantes aumentava, apercebiamo-nos em pormenor da grande razão desta CORRIDA D ESTEFANIA: aproveitar a comemoração do Dia da Mulher para chamar a atenção do mais que provável encerramento da Maternidade Alfredo da Costa, bem como da quase garantida integração do Hospital da Estefania no futuro Hospital de Todos os Santos.
Sem querer entrar na disputa da demagogia política, tal como na dos interesses instalados no ramo da Saúde, encaro que a nossa participação é reveladora de alguma sensibilidade e preocupação por este tema.
Aos vários níveis da Saúde, reconhecemos que o seu sistema deverá ser sensato e, sobretudo,rigoroso, no que concerne aos gastos dos cofres do contribuinte.
Contudo, ele nunca poderá ser desviado do interesse maior de todos os seus utentes, e é só para eles que o Sistema de Saúde faz sentido.
Entendo o argumento da rentabilização dos recursos, tanto imobiliários, como equipamentos, e humanos. Nunca podemos perder de vista o objectivo principal que é a essência do serviço prestado, em defesa da qualidade da saúde dos portugueses. Para rematar este tema, pedimos que as decisões sejam sensatas.
Esta é a minha participação quanto a esta corrida e a este tema.
 Texto: Luciano Tomás

Quanto à participação desportiva, ficam os resultados dos nossos atletas:
Luciano Tomás - 44m 22s - 8º(Esc) 60º Geral
Carlos Costa -     51m 06s    - 23º -    190º
Bernardo Gomes - 1h 12m 00s - 139º -  393º

Meia Maratona Setúbal
143º-Marco Melo 1h29'24
175º-Joaquim Belo 1h31'43
706º-Emilio Gonçalves 2h06'49

2 comentários:

joaquim adelino disse...

De salientar a participação dos Amigos do Vale do Silêncio em mais uma prova de bastante relevo e significado, demonstrativo dos valores que acompanham os nossos atletas. Pelo têxto aqui deixado pelo Luciano relevo o sentido das suas palavras, sensato e compreensivo, contudo devemos ser um pouco mais exigentes nos cuidados de saúde a prestar a quem dele necessita, temos esse direito.
Parabéns a todos incluíndo quem nos representou em Setúbal na Meia Maratona.

Anônimo disse...

Mais uma corrida, mais uma causa, mais uma participação dos AVS, mais uma crónica bem contada.
Parabéns amigos.
Um abraço.

Leonel Neves